O Cheiro da memória
Ervas e erveiras do Ver-o-Peso em desdobramentos ilustrados
O Cheiro da Memória é um produto de design gráfico com ilustrações educativas em formato de jogo da memória, desenvolvido pela designer Tita Padilha, recebeu o prêmio Fundação Cultural do Pará de Incentivo à Arte e Cultura, nesta categoria. Para compor as cartas, Tita buscou inspiração e referências em uma parte riquíssima do patrimônio cultural de Belém: as erveiras do Ver-o-Peso e as ervas tradicionais do Pará.
O objetivo do projeto é criar ferramentas de difusão democrática de informação sobre o patrimônio cultural do Pará através da produção de cem unidades de caixas contendo jogo da memória de 32 peças e um livreto educativo com breve histórico dessa tradição, apresentando as mulheres erveiras que mantêm a prática viva e exemplificando através de ilustrações as principais ervas utilizadas na criação dos banhos e seus preparativos.
Os desenhos digitais são autorais e foram criados com base em entrevistas com seis erveiras sobre a prática dos banhos de cheiro e sua ancestralidade. Abaixo está disponível registros de vídeos para difusão virtual, com a apresentação do trabalho assim como o link de acesso de catálogo digital ilustrado de, com textos e imagens sobre a ancestralidade, prática e relevância da prática das erveiras nos dias de hoje.
LINK PARA ACESSAR O CATÁLOGO AQUI
AUDIODESCRIÇÃO DISPONÍVEL ABAIXO















